Cada vez mais acredito que, tal como só amamos, verdadeiramente na vida um único homem, também só temos na vida um grande amigo.
Esse grande amigo, ao contrário dos outros, (a quem aqui vou chamar de ''amigos de momentos''), não nos cobra nada. Não nos cobra falta de tempo, falta de atenção, falta de presentes. Esse amigo é aquele que, podemos não falar todos os dias, mas se ligarmos passado uns tempos, ele não nos vai cobrar nada, tal como nós não o iremos fazer a ele. Esse amigo é aquele que, quando fechamos os olhos, antes de adormecer, nos vem à lembrança, todas as noites. Sem falhar.
Relativamente aos "amigos de momentos", é óbvio que gostava de os recuperar a todos, principalmente aqueles que considero mais importantes, aqueles que, apesar de tudo e de nada, estão guardados num cantinho do meu coração. Mas, agora sejamos práticos, tal situação seria impossível: eu mudei, esses tais amigos mudaram, eu desiludi-os, eles desiludiram-me numa ou noutra situação, é normal, a vida é isso mesmo. As pessoas que há uns tempos atrás eram as minhas melhores amigas, por este ou por aquele motivo deixaram de o ser. Contudo, esses amigos foram os mais importantes em determinadas fases da minha curta vida, fases essas e momentos que nunca hei de esquecer, tal como essas pessoas. Sei que, muitas delas deixaram de fazer parte da minha rotina, por minha culpa. Perdi-as. Mas sinto, com toda a minha convicção, que o que ganhei prevalece sobre todas as "amizades de momentos" que perdi.
Na vida, quando começamos a crescer, começamos a ter falta de tempo para fazer tudo aquilo que desejaríamos. E eu, que não sou excepção, gostava de ter tempo para TUDO o que gosto e para TODOS os tais amigos. Mas há que hierarquizar os nossos afazeres, e quando começamos a pensar em como algumas pessoas nos desiludiram, de como tanta coisa mudou num pequeno período de tempo, elas começam a descer nessa escala de afazeres, vamos atribuindo-lhes menos importância. (Eu sei que é duro de ler e de escrever, mas todos sabemos que é a verdade.) Mas não é nada propositado, antes pelo contrário, é quase mecânico.
Respeito. Respeito e carinho é o que guardo dessas amizades. Elas acompanharam-me desde a minha infância/adolescência/caminho para a vida adulta. E este respeito e carinho ninguém me pode cobrar!
Sem comentários:
Enviar um comentário